Viajando!

Foi só falar sobre viajem e finanças aqui no blog que várias perguntas foram surgindo!! hehe!! O pessoal ta interessado mesmo em saber como viajar com economia!!!

Bom, uma pergunta frequente foi qual a melhor forma e o melhor momento de comprar moeda estrangeira, pelo menor preço!!! Muita gente pergunta “o dólar vai subir??” “Devo comprar agora ou esperar o euro cair??” “Você acha que o dolar sobe mais?!”. Pessoal, essa é a pergunta de um milhão!!! Não da pra prever muito onde o mercado vai, e digo isso de cadeira, pois já trabalhei na mesa de câmbio de uma corretora de valores.

O que dá pra fazer é, por exemplo, diminuir os custos com impostos e para se proteger um pouco do sobe e desce da moeda nos últimos tempos, fazer um preço médio!! Agora, como fazer isso?

Pile of credit cards, narrow focus.

Quanto aos impostos. Todos sabem que qualquer gasto feito em moeda estrangeira através do cartão de crédito tem incidência de imposto de 6% de IOF. Gente, 6% é muita coisa! Principalmente pra quem realmente vai viajar para gastar!! A melhor forma de diminuir esse custo é realizar as compras com cartões pré pagos (os famosos VTM, que podem ser de bandeira Master ou Visa!) ou até mesmo em dinheiro vivo, pois dessa forma, o IOF é de apenas 0,38% no momento do fechamento do câmbio, ou seja, no momento em que você carregar o cartão ou comprar a moeda na casa de câmbio!!

Quanto ao preço médio, isso quer dizer que ao invés de comprar toda a moeda estrangeira que você vai levar na bolsa de uma só vez, você pode comprar aos poucos. Por que?! Por que com a volatilidade da moeda (o sobe e desce) em uma semana você pode comprar mais caro, e na outra semana, dependendo do que acontecer, mais barato. Nesse caso, o custo efetivo da moeda vai se dar pelo quanto você gastou, dividido pelo valor em moeda estrangeira que você juntou. Lembrando que essa estratégia não te garante que na semana seguinte você vai comprar moeda mais barata, apenas que, terá mais chances de não ter pago o preço mais caro!

2012090307335751312282441

No meu escritório, da Ideal Soluções Financeiras, que fica em Porto Alegre, na Carlos Gomes, nós fazemos esse serviço de câmbio estrangeiro, tanto para compra de papel moeda e cartões, como remessas internacionais em dólar, euro.. Por isso conheço bem esse mercado e é meu papel encontrar as melhores soluções para os meus clientes!!

Quem tiver alguma dúvida, pode me procurar aqui na Ideal Soluções Financeiras, na Carlos Gomes 700 sala 1103, ou deixar os questionamentos nos comentários que eu vou responder com todo o prazer!!!

Xoxo,

Victoria Renner.

Victoria Renner

Victoria Renner, gaúcha, formada em Direito, trabalhando no mercado financeiro e apaixonada pelo que faz. Como toda mulher, concilia seu tempo com moda, eventos, família, amigos, cuidados com o corpo, livros, música, viagens…UFA! Com tantas coisas acontecendo, aqui fica um pouco do meu dia a dia!

Comente! Seja o primeiro.